"Arte cuja lei e talvez a única é a de divertir instruindo.”
(Beaumarchais)
Sabe-se
que a criança é um ser em desenvolvimento e que cada fase de seu
crescimento deve ser estimulada pelo “jogo”, que é para a
criança, prazer, trabalho, dever e essência da vida.
A
elaboração
deste Blogger
“A Escola é Palco”,
visa
estimular o
desenvolvimento e a espontaneidade,
associados
ao aspecto cultural,
emocional e cognitivo. Baseados em princípios recreativos,
envolvendo música,
teatro, brincadeiras,
histórias,
etc.
O
teatro, desde as épocas mais antigas, tem sido fonte de cultura e
educação. Piaget,
ao
estudar o desenvolvimento mental da criança
descobriu
que
ao final do primeiro período,
chamado
de sensório –
motor,
a criança adquire a capacidade de representar
o
que
já é conhecido. Esta capacidade é denominada por Piaget de função
semiótica ou simbólica que consiste na representação. Daí,
a
importância de desenvolver a
arte
teatral
a
partir das idades mais novas.
A liberdade de expressão e a
valorização do trabalho de equipe, são procedimentos essenciais da
atividade teatral que visam incentivar a criança a projetar-se no
seu mundo de fantasia e permitir que ela o represente para o mundo
exterior.
As atividades são desenvolvidas de forma lúdica, proporcionando
prazer, com atividades de improvisação, interpretação, expressão
corporal, expressão gestual, memorização e dramaturgia.
Teatro
É sempre uma
experiência comum e deve vir ao encontro de um anseio coletivo. Dele
se tira pequenas dicas para quem tem como objetivo, transformar
conteúdos de reflexão em linguagem viva. O Teatro deve ser a
preocupação de quem sente nas veias o pulsar dessa arte como
trilha, espaço, e lugar de experiência para fazer acontecer o belo.
Em matéria de efeito, delicadeza, atracão e beleza, nada como o
Teatro.
Histórias
“As histórias são como portas e janelas...”
...
“Ah! Como é importante para a formação de qualquer
criança ouvir muitas, histórias...
escutá-las, é o inicio da aprendizagem para ser um leitor e ter um
caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do
mundo”... Fanni Abramovik.
As
histórias têm a capacidade de seduzir, prender a atenção,
encantar, conduzir numa viagem do imaginário. É um recurso
propiciador da construção do conhecimento do educando.
Brincadeiras
Para os mais novos, brincar é
a coisa mais séria do mundo; tão necessária ao seu desenvolvimento
físico, quanto o alimento e o descanso. É o meio que a criança tem
de travar seu conhecimento com o mundo. Interiorizando, abstraindo
imagens e formas até então novas para elas e adaptando-se aquilo
que a rodeia. Através da brincadeira começa-se a estabelecer
regras, limites, direitos, deveres, e espírito de equipe.
Música
É a “linguagem do coração
humano”, linguagem universal. O conceito de música varia de
cultura para cultura. A receptividade à música é um fenómeno
corporal, pois é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo
que se desenvolve com a criança.
A música
propicia prazer e diversão, além de colaborar para a disposição,
concentração e entrosamento do grupo.
Estou
certa que esse blog “A Escola é Palco” será uma importante para muitos educadores na forma de linguagem, expressão e
comunicação. Além de constituir eixos básicos na educação, dada
sua importância para a formação da criança, nas suas ações,
construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento
Conclusão
Este Blog
foi
elaborado
partindo-se
basicamente da ação efetiva
em
sala de aula; é consequência da observação atenta, dos resultados
obtidos através de experiências vividas.
É
uma tarefa que se faz constantemente,
durante
a própria trajetória,
com
erros e acertos, como o processo da vida.
...Imprescindível para quem ensina...
...
Indispensável para quem aprende...
Muito interessante essa idéia explorada por você, pois não apenas na escola, mas na vida como um todo desempenhamos vários papéis. Parabéns pela iniciativa!!!
ResponderExcluirObrigada.
ExcluirOlá, estou seguindo o blog e gostaria de ver mais fotos e ideias para teatralizar a escola. Abraços!
ResponderExcluir